sexta-feira, 15 de junho de 2012

therasuit

Estamos com data marcada para viajarmos a Belo Horizonte! A partir do dia 6 de agosto Victor vai experimentar o método de reabilitação THERASUIT. Mais uma vez, contamos com as orações e o apoio de todos para essa nova etapa de bençãos!

O TheraSuit
http://www.prosense.com.br




História:

O projeto original, conhecido como o “Pingüim Suit", foi desenvolvido em 1971 por médicos do Centro Russo de Aeronáutica e Medicina Espacial para combater os efeitos da eliminação da gravidade no ambiente. Os pesquisadores perceberam que depois que os astronautas retornaram à Terra a partir da estação espacial, eles passavam a ter fraqueza muscular e um alto índice de fraturas. Para combater esses efeitos foi criado o “Pinguim Suit”, que usa uma série de cordas elásticas para resistir a movimentos dos astronautas e imitar os efeitos da gravidade. Depois de trabalhar com esse equipamento, um pesquisador observou que os astronautas que não o usavam demonstraram insegurança postural semelhantemente às crianças com paralisia cerebral. Com algumas alterações o Penguin Suit foi transformado no Adeli Suit em 1992 para ser usado em crianças com paralisia cerebral. O Adeli Suit foi o único recurso desse tipo até 2002, quando ele foi aprimorado pelos fisioterapeutas, Richard e Izabela Koscielny e recebeu o nome de TheraSuitR (patente dos EUA).

O TheraSuitR consiste em um sistema de cordas elásticas ajustáveis que anexa diferentes segmentos e compõe uma espécie de exoesqueleto. Os segmentos consistem de um colete, um short, duas joelheiras, e uma tira para ser anexada nos sapatos. TheraSuitR é construído de um material respirável para criar uma órtese macia e dinâmica.



Quando a técnica é aplicada, com específica e precis colocação dos elásticos, o corpo inteiro é levado para trás sobre os calcanhares em uma melhor posição vertical. O centro de gravidade se move para trás entre os dois pés. Alteração no tônus muscular e uma postura mais relaxada e perpendicular com correto alinhamento das extremidades superior e inferior é imediatamente notada. Com as mudanças posturais o tônus é adequado.

O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto. Desta maneira é possível inibir movimentos reflexos e permanecer em um padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo determinados movimentos. Com este auxílio, o tronco tem maior estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades. Além disso, a técnica ajuda a restaurar a função do sistema nervoso com a promoção da estimulação tátil e pressão em todo corpo. É por isso que ela ajuda muito nos problemas de integração sensorial.



O que torna essa técnica única é a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo a posição correta ou a movimentação são facilitados. Isso é importante já que nós podemos aprender baseados apenas em nossas próprias experiências.

No início a técnica é usada apenas como um suporte para os músculos fracos. Com o progresso do paciente, os elásticos são tencionados para aumentar a resistência, conduzindo ao ganho de força. O efeito dos elásticos no sistema esquelético é a resistência com força mecânica que eles promovem.

Está documentado que a ossificação, a calcificação e a força dos ossos são possibilitadas através de forças mecânicas aplicadas nos ossos. Estudos de casos mostram que o uso da técnica promove o aumento da densidade óssea e ainda ajuda a diminuir a subluxação do quadril.





Indicações:

- Paralisia Cerebral

- Autismo

- Atrasos de desenvolvimento

- Traumatismo craniano

- Pós AVC

- Traumatismos Raquimedular

- Sindrome de Down

- Ataxia

- Atetose

- Hipotonia



Benefícios:

- Re-aprendizado do sistema nervoso central

- Normaliza o tônus muscular

- Alinha o corpo o mais próximo possível do normal

- Fornece correção dinâmica

- Normaliza (corrige) padrão de marcha

- Proporciona estimulação tátil

- Influência o sistema vestibular

- Melhora o equilíbrio

- Melhora a coordenação

- Diminui os movimentos descontrolados na ataxia e na atetose

- Melhora a consciência corporal e espacial

- Suporta os músculos fracos

- Proporciona resistência aos músculos fortes

- Melhora a produção da fala e da fluência através do controle de cabeça e apoio do tronco

- Promove o desenvolvimento de habilidades motoras, fina e grossa

- Aumenta a densidade óssea
 
Fisioterapia Intensiva


Nosso programa de fisioterapia intensiva é realizado tipicamente durante 3 horas por dia, 5 vezes por semana, durante 4 semanas. O foco desse programa está no desenvolvimento motor, fortalecimento, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.







A terapia intensiva é ideal para aqueles que desejam acelerar o progresso no desenvolvimento e das suas habilidades funcionais, já que é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para adquirir uma nova habilidade motora. A terapia intensiva oferece à criança a oportunidade de praticar os padrões de movimento correto repetidamente em um ambiente controlado. Esta repetição é necessária para a reeducação neurológica, o que significa que o cérebro está sendo ensinado a usar automaticamente o padrão correto de movimento.







Um dia típico do Programa intensivo consiste no seguinte:







- Aquecimento da musculatura e massagem profunda para começar o alongamento

- Técnicas de integração Sensorial

- Técnicas para a diminuição de padrões patológicos de movimento

- Facilitações para melhorar padrões de movimento ativo adequado

- Alongamento e fortalecimento de grupos musculares específicos responsáveis pelo movimento funcional

- Exercícios de resistência progressiva

- Treino de equilíbrio, de coordenação e de endurance

- Treino de marcha, transferências e atividades funcionais

No último dia de tratamento o paciente recebe um programa de exercícios domiciliares com fotos da criança, bem com quaisquer outras recomendações que possam ser úteis para o progresso do paciente. O paciente deve alternar períodos de fisioterapia regular com os períodos de fisioterapia intensiva. Recomenda-se que o paciente realize 3 a 4 programas de exercícios intensivos por ano.
 
Para quem quer conhecer mais um pouco sobre o Therasuit, disponibilizo o link: www.prosense.com.br

2 comentários:

  1. Luís Victor Saldanha17 de julho de 2012 às 05:28

    Victor, eu não lhe conheço,nem sou seu amigo. Mas estaremos orando, eu e minha família, por sua recuperação. Que Deus lhe abençõe irmão. Mantenha-se firme! Você é filho de um Deus vivo e que fala diretamente conosco. Por trás de um gigante, existe uma recompensa muito maior, algo muito maior para você. Tenho certeza que você vai derrubar esse gigante! Vitorioso você já é, mas em nome de Jesus eu acredito que você triunfará e irá muito mais além! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rachel,

    Sou fisioterapeuta em Florianópolis e aqui também aplico o método TheraSuit em crianças e agora estamos iniciando nossos trabalhos com adultos. Realmente é impressionante os ganhos alcançados com esse método, ainda novo, mas muito promissor. Convido você e Vitor a conhecerem nossas instalações aqui em Florianópolis. Atendemos na Clinica K&F ( www.clinicakef.com.br ). Obrigado pela sua atenção... fiquem com Deus

    ResponderExcluir

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!